O que é Sambaqui?

 

 

 

 

Sambaqui: Palavra de origem Tupi que significa "amontoado de conchas".

 

 

Sambaqui (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas"), também conhecidos como concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mountains, são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie; acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes.

São comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico mas notando-se exemplares até no norte da Europa. O formato varia do cônico ao semi-esférico, a altura pode ser de menos de um metro ou até de 15 metros, também podendo se estender por longas áreas em termos de comprimento.

No Brasil, os sambaquis são distribuídos por toda a costa, chamando a atenção do europeu logo no início da colonização. A diferença de hábitos culturais e alimentares, levou à conclusão de que eram obra de uma sociedade distinta daquela dos Tupi-guaranis, que então povoavam toda a região costeira do país. Estudos recentes, sugerem que os sambaquis tenham sido produzidos por povos que viveram na costa brasileira entre 8 mil e 2 mil anos antes do presente.pt.wikipedia.org/wiki/Sambaqui

 

Foi encontrado na estrada Guarujá-Bertioga (próximo a entrada da Prainha Branca), um sambaqui considerado o maior do mundo: aprox 32m de altura e 100m de extensão, quandos os outros já encontrados dificilmente passam dos 2m de altura!